quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Pato Macho


Esse é o nome de um dos mais brilhantes e desconhecidos jornais que já circularam cá no Rio Grande do Sul. O periódico esteve nas bancas de Porto Alegre durante o ano de 1971, uma época de extrema repressão por parte da ditadura e do governo de Emílio Garrastazu Médici, o mais linha-dura dos presidentes brasileiros. Tendo o humor como matéria-prima, o Pato Macho teve, ao longo de quinze edições semanais, um time editorial de dar inveja a qualquer jornal atual. Chefiado por Luís Fernando Verissimo, o Pato teve em suas páginas textos de Ruy Carlos Ostermann, Moacyr Scliar, Carlos Nobre, Rogério Mendelski, Tatata Pimentel, José Antônio Pinheiro Machado (do Anonymus Gourmet), entre outros como Paulo Odone, sim, o presidente do Grêmio.
O futebol era uma constante no jornal, que também tinha um forte conteúdo cultural. Imagine Verissimo escrevendo sobre George Harrison, ou Miles Davis e Rolling Stones. Sim, isso aconteceu no Pato Macho.
Tá, mas e porque estou falando sobre um jornal de mais de 35 anos atrás? Pelo fato de o Pato ter sido o tema da minha monografia de fim de curso. Deu uma canseira, stress, mas no final das contas sobrevivi e hoje sou orgulhoso pelo trabalho feito. O ciclo patomachense se encerra na próxima quarta-feira, às 17:30, no Campus II da UNIFRA, onde faço a defesa do trabalho diante de uma banca. Se quiserem comparecer e dar uma força, fiquem à vontade.
Antes que eu esqueça...a foto postada junto ao texto é a capa da última edição do jornal.

2 comentários:

Vanessa Beltrame disse...

Legal!
Vou ficar torcendo ;)
Boa sorte!

Beijo!

Unknown disse...

Prezado Zanini:

Espero que tenhas tido nota máxima na tua tese.
Tenho uma saudade enorme do Pato Macho, pois eu o lia quando era adolescente e eu ando numa onda de nostalgia; por isso, quero pedir dois favores muito especiais: 1º- gostaria que você me enviasse a foto da última edição [ ou outra qualquer ], prá mim matar um pouco da saudade, pois ela não apareceu para mim, no teu Blog [ o e-mail é:
carlosalexandremachadodemello@gmail.com, ...............ou então......
c.alex.mello@gmail.com ]; 2º [e mais importante ainda ]- gostaria de saber onde eu tenho acesso às edições do jornal; eu moro em Porto Alegre.

Um abraço,
Carlos Alexandre.