quinta-feira, 29 de novembro de 2007

1001 discos para ouvir antes de morrer


A cada fim de ano é a mesma coisa. A proximidade com o natal aflora o lado consumista de todos nós. E não adianta você dizer que é diferente, pois estará mentindo.
Já que todos gastaremos um dinheiro a mais dentro de alguns dias, uma dica é o livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, que bem como o título sugere, é um guia de cd's ou lp's que precisaremos dar ao menos uma ouvida durante a existência na Terra.
Em 960 páginas, estão compilados textos de mais de noventa jornalistas da área musical de todo o mundo. De Frank Sinatra a Arctic Monkeys, está tudo ali. A edição que conheci foi a anterior, que não chegou no Brasil, porém, a nova tiragem está atualizada e traduzida para português.
Claro que, dentro dos 1001 discos, há alguns muito difíceis de serem encontrados. Mas o livro sugere, na verdade, que tenhamos conhecimento de obras relevantes para suas épocas, desde os anos 50 até a atualidade.
Talvez seja um pouco de pretensão termos todos os 1001 cd's na prateleira de nossas salas, mas seria muito interessante nos despirmos de perconceitos e rótulos. Esse é o grande barato de 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer. No final das contas, é tudo música.

Nenhum comentário: