quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Woodstock 40 anos - Parte 7

17 de agosto, último dia de Woodstock e ainda havia muita coisa por acontecer. Logo no início daquela tarde de domingo o público assistiria a uma das mais belas interpretações da história do rock. Joe Cocker, ainda em início de carreira, encerrou sua apresentação com uma canção dos Beatles completamente modificada: With a Little Help From My Friends. Originalmente cantada por Ringo, a música aqui aparece na voz rouca de Cocker, que chega a se contorcer durante a execução.



Após o show de Joe Cocker, o então céu azul deu lugar a uma tempestade que fez as apresentações musicais serem suspensas por algumas horas. Foi aí que começou o show dos protagonistas do evento. Em meio a lama, a fazenda se tornou um palco para que aqueles 500 mil hippies pudessem se divertir, como se todo aquele cenário fosse uma nação do amor livre, da paz e da cumplicidade entre iguais. Crianças corriam nuas pelos campos em belíssimas cenas. O som das guitarras deu lugar ao coro que pedia "no rain, no rain". São Pedro não teria como negar aquele pedido e ao fim da tarde, a chuva parou e os shows recomeçaram. Na sequência do festival, apresentações dignas de nota, como The Band e Ten Years After. No entanto, o público foi ao delírio com o primeiro show de um quarteto: Crosby, Stills, Nash & Young era ídolos daquela geração, mas nunca haviam tocado os quatro juntos. Bastaram os primeiros acordes e estava formado um dos grupos mais queridos da história do rock.




Para o grand finale do Woodstock, os organzadores escalaram Jimi Hendrix, ídolo máximo e porta-voz daquela geração. O que não estava previsto era o temporal e o atraso de quase nove horas na programação de shows. Hendrix começou seu show às 9 da manhã já da segunda-feira, dia 18. Apenas 35 mil pessoas restavam na fazenda, mas mesmo assim, Jimi protagonizou o momento mais simbólico do festival: a execução do hino dos EUA. Em meio à melodia, o guitarrista extraia sons que simulavam bombas de sua Fender Stratocaster, em uma verdadeira manifestação de repúdio a Guerra do Vietnã. Há quem diga que esse solo abriu as portas para muitas pessoas realizarem seus sonhos, inclusive os de Barack Obama, primeiro negro a se tornar presidente da nação mais poderosa do planeta.

Nenhum comentário: