domingo, 4 de setembro de 2011

Por esse Clapton, eu pagaria R$1.000,00




Poucos artistas tiveram carreiras e biografias tão oscilantes quanto Eric Clapton. Nascido em meio aos bombardeios ecoantes da 2ª Guerra Mundial, o guitarrista nunca conheceu o pai, duelou contra seu ego nos anos 60, e contra a heroína na década seguinte. Sobreviveu a isso, mas se afundou no álcool e, em fase de recuperação, perdeu um filho ainda criança. Tudo antes dos 50 anos.

Claro que essa breve síntese trágica da vida de Eric Patrick Clapton serve para enaltecer a grandeza de sua obra que, mesmo com tantas adversidades, se manteve sólida ao decorrer das décadas. E em vez de falar dos êxitos de Cream, Layla, Unplugged MTV e outros pontos altos, vou me deter em um pequeno fragmento da discografia de Clapton.

Lançado em novembro de 1978, o disco Backless pode passar batido em alguma lista de grandes discos de Eric Clapton, mas aposto que, após uma única audição, passa a integrar o playlist de quem aprecia um blues rock com requinte pop. O álbum começa com a bela "Walk Out in the Rain", de Bob Dylan, em que comprova o quanto Clapton estava centrado nas canções, deixando um pouco de lado o rótulo de Deus da guitarra, embora o solo de slide seja excelente. Na sequência, "Watch Out For Lucy" é pura festa, um shuffle alegre, daqueles de ouvir com algum aditivo alcoólico por perto (de leve, é claro). Dylan reaparece na não menos classuda "If I Don't Be There by Morning". O blues dá as caras de duas formas: a mais arrastada, com "Early in The Morning" e botando a casa abaixo com "Tulsa Time". O sucesso comercial de Backless é a faixa "Promises", que aparece em algumas coletâneas de Clapton.

Em resumo, Backless é daqueles disco com a cara dos anos 70, em que a gente não sente vontade de pular nenhuma faixa. Genialidade não há, é verdade, e talvez esse seja o grande barato desse disco. Aqui a simplicidade de Eric Clapton se sobressai em relação às amarras egocêntricas de outras fases de sua carreira. Por esse Clapton eu pagaria R$1.000,00 em um ingresso para show.


Para valorzar o lado compositor de Eric Clapton, a canção que escolhi para ilustrar o post é "Watch Out For Lucy":








Nenhum comentário: