terça-feira, 22 de julho de 2008

What's going on?!?!


Foi essa a pergunta que o mundo fez para si mesmo durante os anos de guerra do Vietnã. O fracasso político e social da geração Woodstock, as ditaduras espalhadas pela América Latina e a crescente violência urbana foram os cartões de visita que a década de 70 apresentou. E foi justamente esse caldeirão de idéias que levou Marvin Gaye ao ápice de sua genialidade como compositor, em 1971, no disco homônimo ao título deste post.
"What's Going On" teceu uma forte crítica aos costumes (ou falta de...) das pessoas naquele período. Religiosidade e política dividiram espaço com liberdade e ecologia nas letras de Gaye, como fica claro em Mercy, Mercy Me (The Ecology) . What's happening Brother é um show à parte, com uma cozinha pulsante, vocais fantásticos e instrumentos e timbres escolhidos minuciosamente. A faixa título, que abre o disco, tem um dos refrões mais emocionantes da história, com uma interpretação única de Marvin Gaye.
Mesmo com todo esse requinte, não foi fácil convencer os executivos da gravadora Motown a apostarem no álbum. Gaye era uma das estrelas da empresa, com um catálogo invejável de canções no hit parade dos anos 60. Entrar na década seguinte com um disco de contestação, sem apelo comercial, seria no mínimo arriscado. O próprio Barry Gordon, proprietário da Motown, afirmava que "música é para entreter, não para fazer pensar". Mas a briga foi comprada pelo artista, o álbum vendeu milhões de cópias e, além de ter sido o melhor já feito na história da soul music, é presença constante nas listas dos Top 10 de todos os tempos.
Pena que a história de Marvin Gaye tenha sido interrompida pela ironia. A violência e a estupidez, que ele tanto condenara, o levaram a morte, vítima de um tiro disparado pelo seu próprio pai, em 1984.
Quem sou eu para dizer o que as pessoas devem fazer, mas não seria nada mal, se nossos irmãos parassem para pensar nO QUE ESTÁ ACONTECENDO... ainda!!!


Ficou curioso?

http://sharebee.com/23ae4070

Um comentário:

Bianca Zasso disse...

Tenho essa canção em vinil e adoro..é pra pensar, né? Bjus da Bia